quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O Trote no Brasil


A Sociedade Paulista de Trote marcou época na Vila Guilherme. O esporte tornou-se popular e conquistou centenas de apostadores. Além das corridas, a SPT mantinha intensa vida cultural, organizando festas e bailes. No Brasil, o turfe é mais conhecido que o trote. A diferença entre eles, no entanto, é simples. No turfe, o cavalo corre com o jóquei sobre ele e, no trote, o cavalo dispara puxando o sulky, uma charrete muito leve, de madeira e com rodas do tamanho das de bicicletas para adultos. Durante uma corrida, o animal que mudar a andadura (no caso, deixar de trotar) é desclassificado. As apostas são feitas como no turfe.A pista do hipódromo de Vila Guilherme foi a primeira e única destinada exclusivamente à prática do trote no Brasil, o piso era forrado de areia, com camadas de terra roxa, pó de pedra e areia branca. Uma ação de desapropriação da área teve inicio em meados dos anos 80. Parte do terreno da SPT se transformou no Parque Vila Guilherme em 1991. Após uma indenização de R$ 80 milhões à Sociedade Paulista do Trote, a Prefeitura de São Paulo iniciou as obras em março para a posse do terreno, de 180 mil m². Com uma pista de caminhada de 457 metros adaptada aos deficientes, o parque tem 2 mil mudas aromatizadas e deve beneficiar 300 mil moradores de Vila Guilherme.
Até o ano passado, o Parque do Trote estava abandonado e era ocupado por 30 famílias em situação irregular e uma oficina de reciclagem clandestina. Há 20 anos, funcionou lá o Hipódromo de Vila Guilherme, onde aconteciam corridas de charretes. Em 1986, o espaço foi desapropriado pelo então prefeito Jânio Quadros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário